TERCEIRA UNIDADE DA CENTRAL NUCLEAR DO EGITO RECEBE LICENÇA PARA INICIAR A INSTALAÇÃO DE MAIS UM REATOR DA ROSATOM
O regulador nuclear do Egito emitiu uma licença de construção para a unidade 3 da usina nuclear de El Dabaa, que eventualmente abrigará quatro reatores fornecidos pela Rússia. A construção da unidade 3 está prevista para começar nos próximos meses. A Autoridade Reguladora Nuclear e Radiológica do Egito (ENRRA) realizou uma inspeção abrangente no local de El Dabaa, verificando a prontidão para o início da construção da unidade 3. A NPPA disse que a emissão da licença “é o culminar de uma série de reuniões técnicas bem-sucedidas entre especialistas da NPPA e da ENRRA para garantir que os documentos de licenciamento apresentados atendam a todos os requisitos regulamentares e alcancem os mais altos padrões de segurança nuclear e para garantir a prontidão da NPPA para iniciar o processo de construção da terceira unidade nuclear”. Está prevista, após a obtenção da licença de construção, a implementação dos trabalhos técnicos para a terceira unidade nuclear durante o segundo trimestre deste ano.
O projeto da usina nuclear de El Dabaa – cerca de 320 quilômetros a noroeste do Cairo – é baseado em contratos entre a NPPA e a estatal nuclear russa Rosatom, que entraram em vigor em dezembro de 2017. A central nuclear compreenderá quatro unidades VVER-1200, como aquelas já em operação nas fábricas de Leningrado e Novovoronezh na Rússia, e na fábrica de Ostrovets na Bielorrússia. Os contratos estipulam que a Rosatom não apenas construirá a usina, mas também fornecerá combustível nuclear russo para todo o seu ciclo de vida. Eles também ajudarão os parceiros egípcios no treinamento de pessoal e na manutenção da planta durante os primeiros 10 anos de operação. A Rosatom também foi contratada para construir uma instalação especial de armazenamento e fornecer contêineres para armazenar combustível nuclear usado.
Para Alexander Korchagin, vice-presidente sênior da AtomStroyExport, o recebimento da licença para a construção da unidade 3 é o resultado de um grande esforço para a preparação da documentação da licença. “Este é mais um passo importante que nos aproxima do principal período de construção da unidade de energia 3. Graças ao trabalho bem coordenado do proprietário e do empreiteiro, estamos superando com sucesso novas etapas na construção de a primeira usina nuclear no Egito”, disse.
Deixe seu comentário